Expedição Mate Verde
cap.1   cap.2   cap.3   Capitulo 4   cap.5  

Este é o nono dia, com passeio em visita às barragens da região entre São Francisco de Paula, Canela e Gramado.

 

 

 

A trilha é leve porque não tinha chovido; senão, a história seria bem diferente...
Mas a visita vale a pena assim mesmo, porque as quatro barragens são muito interessantes; cada uma tem seu charme particular...

 

Na segunda barragem, o grupo se aventura no túnel que liga os dois lados do rio... horripilante !

 

Com a estiagem de inverno, as barragens estão baixas, mas ainda assim muito belas.

 

 

Estamos voltando para a Pousada e no caminho colhemos laranjas na beira da trilha e acabamos participando de um baile na Linha São Paulo, com direito a pastel...

Já estamos descansando na Pousada e tomamos sopa, depois chimarrão, enquanto assistimos o filme Papillon no chalé dos Cunha. Programa supimpa!

Já estamos indo para Nova Petrópolis, via BR 101, demos uma desviada para Bento Gonçalves e paramos no belo Mirante da curva da Ferradura, no Rio das Antas.

 

Mas antes me deixa contar a Farra do Boi na despedida da Pousada das Cascatas.
Já tínhamos tomado nosso lauto café colonial no restaurante da Pousada, um lugar muito acolhedor e decorado com belas peças de artesanato da região. Estávamos indo para os chalés pra terminar os preparativos pra partida quando fomos interceptados por uma "vaca louca" metida a touro. Ela estava furiosa porque tinha escorregado e caído e resolveu descontar em cima da gente, ora vejam... Quando se levantou encarou a gente ameaçadoramente... Ficamos parados como estátuas, aguardando o próximo lance... As moças preocupadas... Os rapazes se preparando para defende-las bravamente, he, he, he...

Pois não é que a vaca-touro resolve partir pra cima da Olga e do José, decidida a pisotear, chifrar, esmagar, haaaaaaaaa ? (acho que é porque ele estava de camisa vermelha...) Foi um segundo de pânico... até que o Anderson se recuperou e começou a gritar e se sacudir, conseguindo desviar o bicho de sua trajetória fatídica.
Ufa, que alívio!!! Até agora estou tremendo...

 

Estamos agora no pomar do Sr. Francisco e de D.Dorzilia, em Bento Gonçalves. Belíssimo lugar onde nos deliciamos com laranjas, bergamotas, ponkans... Pessoas simpática e acolhedoras.

A visita ocorre porque queremos fazer uma trilha que leva a uma antiga ponte de estrada de ferro desativada. Mas seu Francisco não permite mais a entrada de jipes em sua propriedade, devido ao péssimo comportamento de jipeiros em visitas anteriores, tal como no Retiro dos Padres, em Urubici.

Os jipeiros estão ficando mal afamados... Estamos decepcionados...

 

Estamos agora em visita ao Vale dos Vinhos, particularmente à Vinícola MIOLO, em Bento Gonçalves. Muito interessante... Temos a oportunidade de conhecer detalhes da fabricação e de degustar à vontade os mais variados e deliciosos vinhos da Miolo. Gastamos também uma boa grana em compras, apesar da resistência dos rapazes ...

Após um dia cheio de emoções, estamos com fome, por isso vamos em busca de um bom restaurante, passando antes por Monte Belo, cidadezinha simpática que nos presenteia com um belo por-de-sol e com sua interessante catedral.

Estamos jantando na Cantina Canta Maria, em Bento, que serve um ótimo rodízio de comida italiana, com muita polenta, radicchi, galeto e massas deliciosas...Ai, meu Deus, já engordei mais de um quilo!!!!!

Agora são 22,30 horas e acabamos de chegar à Mika's Pousada, em Nova Petrópolis, onde tomamos um gostoso chimarrão nos aposentos dos Cunha.

Siga para a Capitulo 5



Retornar para a pagina inicial