Serra da Babilonia
Em Abril de 2003, região da Serra da Canastra - MG

Relato : Anderson Cunha
Fotos : Eda Cunha

A região da Babilônia já é nossa conhecida a mais de um ano, quando estivemos aqui pela primeira vez com a S10 e fizemos inadvertidamente a Trilha da Roça Feia. Foi uma aventura e tanto, e nosso maior achado nesta viagem foi a Fazenda Babilonia, de propriedade do "Seu Reinaldo", que fica localizada no vão da Babilonia, no caminho entre São João Batista do Glória e a Serra da Canastra.

No feriado de Páscoa de 2003, programei novamente uma visita a este magnífico local, bem no meu estilo : longe da civilização, lugar belissimo e uma fazenda onde a gente é recebido como parte da familia !

Não me lembro como começou, mas o Eduardo Becker que soube da viagem, e se interessou em ir junto. Como era feriado nacional, fiquei com receio de não haver vaga para todos, mas o Becker perguntou se dava pra levar mais "algumas pessoas" junto... mal sabia eu que o grupo iria crescer e no final éramos mais de 30 pessoas ! Fabuloso !!!! Corri com as providências e graças ao coração de mãe do Seu Reinaldo, conseguimos acomodar todos na fazenda, ou nas proximidades. Parte do grupo sairia de São Paulo, outra parte do Rio de Janeiro e outra parte de Teresópolis... estava mais parecendo um encontro nacional da LROA ! he he...

Nosso comboio saiu de São Paulo, e iriamos encontrar o restante do grupo em São João Batista do Glória, e alguns já haviam ido para a Babilonia. Após umas 6 horas de viagem por asfalto, atravessamos a balsa em Passos para finalmente entrar na terra e começar nossa aventura !

Para chegar à Babilonia, seguimos a caminho de Delfinópolis porém entramos à direita, seguindo as placas da Cachoeira Vale do Céu. Mais adiante, cruzamos a Serra Calçada, que ganhou este nome após receber um calçamento de pedra, pois as frequentes chuvas da região as vezes deixava o vale da Babilonia isolado por vários dias, destruindo parte da estrada neste trecho.

Chegamos na fazenda um pouco além do horario programado, então todos estavam absolutamente famintos ! Foi uma festa na chegada, com a comida mineira recém-preparada esperando a todos, numa recepção calorosa que somente o Seu Reinaldo sabe dar. Logo todos estavam se sentindo em casa, no clima da fazenda !

No dia seguinte, programamos logo cedo um Mountain Bike para reconhecimento da região. Saimos as 7:00hs rumo à serra Branca, e o dia mal tinha amanhecido. O ar fresco da manhã termina de nos despertar em cima das bikes, e somos surpreendidos pela beleza desta exuberante região. Pássaros de vários tipos vão nos acompanhando pela pedalada, e a Serra Branca vai se delineando em meio às montanhas no horizonte....

A Serra Branca é parte do caminho que liga o vão da Babilônia ao Parque Nacional da Serra da Canastra, sendo que 40km separam estas duas localidades. Conforme vamos subindo a serra, é possivel notar que a região é formada por serras e platôs, e nas suas vertentes se formam "vãos" onde os fazendeiros se abrigam das intempéries para manter suas atividades de sustento...

A Serra Branca é uma subida fortíssima para o Mountain Bike, e é necessário estar bem preparado para enfrentá-la. Vamos subindo lentamente, parando apenas para um gole de água ou para tirar fotos, que apesar de belas não traduzem nem de perto a beleza desta região...

Já estamos chegando no topo, e temos pouco tempo sobrando para nosso pedal de reconhecimento, uma vez que lá na sede da Fazenda todo o resto do grupo nos aguarda para iniciar o passeio com os jipes ! Já estamos bem cansados, mas a satisfação de subir a Serra Branca pedalando, com este visual todo nos rodeando, realmente não tem preço...

Na volta, tentamos acelerar o passo, e o sol já está quente ! Observe na foto abaixo a formação montanhosa da Babilonia... no lado equerdo (onde a foto não mostra) temos praticamente a mesma formação, e estas duas cadeias montanhosas vão se unindo à medida que avançamos para o interior da região... alias, a trilha Roça Feia que mencionei no inicio do relato termina exatamente no pé da Serra Branca...

Já é hora de andar de jipe e dar um descanso para as pernas ! O grupo se alinha, e temos 8 carros no combio, pois o Matteo deixou seu Discovery-cabeça-de-bacalhau na pousada ! he he... Seguimos novamente rumo à Serra Branca, onde vamos descer a Serra do Rolador (que nome sugestivo não ?) e seguir rumo ao Parque da Canastra, entrando por São Roque de Minas.

Mas no caminho, temos um rio para atravessar, e obviamente todos preferem ir pelo rio ao invés de ir pela ponte ! Não é fundo, mas já é o suficiente para agitar a galera ! Mr. Becker entra o mais torto possivel, e alguns acham que vai sair um peixinho no quebra mato dele...

Todos vão passando e aproveitando a oportunidade para uma bela pose para foto ! Ao fundo, vem chegando o Pirola...

Como eu tenho os tracklogs da região, vou seguindo na frente. Mais alguns metros após o rio e chego numa erosão, que devido a chuva me parece pouco firme. Aviso pelo rádio "Pessoal, tem uma erosão aqui... vcs querem voltar e desviar pela outra estradinha que está mais fácil ???"... e como resposta ouço algo assim "Vai aeee coxinha ! Tá com medo porque veio ???".... bom, como sou o primeiro, no problem ! Acerto bem os pneus na lateral da erosão (quem tem curriculo na Praia Brava não tem medo de erosão ! he he he) e logo o nosso Defender Komodo está do outro lado... volto a pé para orientar a turma e encontro o Defender 110 do Paska enroscado no buraco...

Um pequeno puxão para trás, e ele resolve tentar novamente... em vão, e ainda por cima escolhe um caminho mais audacioso e nós que estamos assistindo ficamos um pouco assustados... o carro inclina bastante...

Tenta daqui e dali, e não tem jeito mesmo... acho que a melhor estratégia é ir para frente, no guincho... ou um pequeno puxãozinho do Komodo usando a cinta e reboque... todos se divertem com as peripécias da atolagem...

O comboio segue então pela Serra Branca acima... alias, esqueci de dizer que o nome desta serra é dado pela geologia do local, pois as pedras e o terreno da montanha são muito brancos, e conforme há movimento de veiculos e a erosão natural das pedras, forma-se um pó branco e muito fino. Em dias de ventania, é possivel ver de longe os rolos de poeira branca levantando da serra ! Apesar disso, mesmo com chuva é possivel percorre-la com segurança, mas sempre é recomendável um 4x4 para circular nesta região...

A medida que o grupo vai subindo, o visual vai se tornando mais belo ! Já estamos quase no topo da serra, e a conversa rola solta pelo rádio... ao longe podemos avistar o capão de mato que esconde a Fazenda Babilonia...

O pessoal quer fazer uma parada para fotos, pois o visual é indescritivel ! Mal sabem eles que as fotos não vão conseguir captar a imensidão desta região, mas não custa nada tentar levar pra casa um pedacinho deste paraiso ! O contraste da natureza selvagem e dos jipes é imenso !

Temos duas opções a partir daqui... mais uma vez fazemos nossa tradicional e prolongada reunião de 8 segundos, e o grupo decide ir pela Serra do Rolador, caminho de nome muito sugestivo, em particular para jipes. A outra opção, chamado de Morro do Carvão, fica para o percurso de volta...

Na bifurcação para a Serra do Rolador, encontramos um local adequado para nossa foto oficial. Todos alinham os jipes e a sessão de fotos dura alguns minutos ! Ei ei ei ! Pessoal ! Isso aqui não é desfile de modelos não !!! Vamos passear !!!! he he he...

Nosso grupo é grande, e muito animado. Abaixo, finalmente a foto oficial do grupo, pois parece que esse povo só quer fazer foto de jipe ! Eu hein ! he he...

O caminho para a Serra do Rolador se apresenta menos complicado do que o esperado, porém notamos que durante a noite existem vários trechos cheios de armadilhas, onde não é possivel enxergar o enrosco adiante, e um atolagem aqui é complicadissimo, ainda mais se vc estiver sozinho e sem ancora de solo, pois não existem pontos de ancoragem ao longo do percurso...

Iniciamos a descida do Rolador, e realmente parece que os jipes vão sair rolando, tamanha é a inclinação do terreno...

Após um trecho mais cansativo entre São Jose do Barreiro e São Roque de Minas, finalmente adentramos no parque Nacional da Serra da Canastra. Após a tradicional vistoria na portaria de entrada, vamos para a Nascente do Rio São Francisco...

Em seguida, vamos para a Casca d´Anta, nome da Cachoeira mais alta da região ! A agua está fria mas mesmo assim as crianças insistem em se banhar e brincar...

A cachoeira leva este nome por causa de uma casca de árvore da região que é muito apreciada pelas Antas. Então a palavra "casca" não é de "Cascata" mas sim de casca de árvore !

A Casca D´Anta se inicia com uma bela piscina de águas naturais, ideal para recreação, e logo depois vem uma belissima queda d´agua, que precede a mais famosa parte, um desnivel de 300m onde a agua desce em forma de spray, e segue correndo por entre as pedras no fundo do vale, formando assim a parte inicial do Rio São Francisco...

Após uma caminhada de uns 300 metros, chegamos ao mirante mais alto da parte de cima da Casca D´Anta... o visual impressiona, e quem tem medo de altura não consegue chegar na beirada... veja a foto abaixo...

Ficamos apreciando a beleza da paisagem por alguns minutos, em silêncio...  não há muito o que dizer diante deste paraiso ! Na foto abaixo é possivel avistar nosso caminho de volta, pelo Morro do Carvão... ao fundo, nuvens escuras ameaçam uma chuva rápida...

Retornamos à noite, e cruzamos todo este trecho embaixo de um céu tão estrelado que mais parece um filme de cinema ! Ao chegar na fazenda, temos um delicioso jantar no fogão de lenha esperando a todos...

No dia seguinte, está programado um passeio no rio proximo à fazenda. Nosso grupo se divide em 2, pois não há coletes para todos... cerca de 12 pessoas segue para o passeio do Rio, enquanto o restante do grupo irá nos encontrar no final do passeio, na cachoeira da Maria Augusta. A água está gelada, e vamos boiando rio abaixo por umas 4 horas, lutando contra a hipotermia mas ainda assim curtindo muito este passeio tão especial. Infelizmente não temos registro fotográfico por falta de equipamento adequado... no final todos estão famintos.

Durante a noite, trouxemos dois violeiros da região, e também um sanfoneiro, e o arrasta-pé come solto no terreiro da fazenda ! A varanda fica pequena para tanta animação ! Galopeeeeeeeeeeeeeee-e-eeeeeeeee-eeeeeeeee---iiiira !!!!!! Nunca mais de esquecereeeeeee-eeeee-eee--iii !

No dia seguinte, o grupo começa a se despedir...

Tirei algumas fotos da fazenda para mostrar o clima deste lugar abençoado... abaixo, a sala de visitas, onde o pessoal da casa acompanhados dos hóspedes sempre assiste ao programa Globo Rural !

Abaixo, a varanda e as cadeiras da "Diretoria"... o Seu Reinaldo está ao fundo, curioso com as trapalhadas deste animado grupo de jipeiros !

Enquanto isso, Dona Eliomar e sua cozinha internacional ! Vcs nem fazem idéia dos quitutes que saem desse forno e fogão a lenha !

Da esquerda pra direita.. eu e meu chapéu presenteado pelo Seu Reinaldo, o Seu Reinaldo abraçando nossa filha Isabela, Dona Eliomar e minha esposa Eda...

Acabou nosso tempo e temos que retornar para as obrigações da cidade... mas não sem antes tirar uma ultima foto, desta vez com o visual de retorno pela Serra Calçada...

Quando chegamos na Balsa, uma longa fila nos espera... ao chegar nossa vez, o dia está terminando e somos presenteados com um belissimo por-do-sol...

Vamos embora, já morrendo de saudades ! Ô Minas Gerais !!!!!!

Um abraço e um pão de queijo