Pensando em ir pra trilha ? Então leia estas dicas...

CONSERVE SUA TRILHA

Não há como negar que os jipes deixam suas marcas na trilha. O problema é que, ao longo do tempo, estas marcas vão se tornando verdadeiros desastres ambientais, resultado do uso abusivo de um caminho antes abandonado. É provavel que nossos caminhos 4x4 sejam cada vez mais restritos e controlados, então é necessário conserva-los... Algumas atitudes podem colaborar  :

1. Nunca cavar um buraco para saída da água dos atoleiros... junto com a água, vai junto a terra e o buraco fica cada vez maior, formando enormes erosões que no final serão intransponíveis pelos jipes, e certamente destruirão a mata em volta. Se o seu jipe não passa pela enorme piscina de lama à sua frente, volte pra casa e coloque um snorkel e um guincho...

2. Nunca cortar arvores vivas na trilha, nem mesmo as pequenas. Siga o caminho principal e somente remova as arvores que já estiverem caídas.

3. Usar sempre cinta ao ancorar o guincho em uma arvore e nunca passar correntes ou cabos de aço para efetuar esta ancoragem, evitando assim cortar a casca da arvore e causar sua morte prematura. Observe com atenção se a árvore escolhida é capaz de suportar a tração de reboque que vc precisa, senão ela vai se vingar e cair em cima do seu jipe (e talvez, de você!)

4. Não acelerar insistentemente em demasia nos atoleiros. Toda aquela lama que você  joga pra cima na verdade está saindo do buraco, aumentando ainda mais o tamanho dele e provocando o mesmo problema do item 1. Devido ao uso "agressivo" de jipes com pneus 33" ou 35" que algumas trilhas estão cada vez mais instransponíveis, mesmo para esses jipes com pneuzão. Atolar não é vegonha, é parte da brincadeira...

5. Nunca jogar galhos, tocos, pedras ou qualquer outra coisa nos atoleiros. Além de não servir de calço para a viatura passar, ainda são perigosos para as partes baixas de nosso queridos jipes (acho que essa dica não é essencialmente ecológica :o)

6. Seguir sempre pelo caminho já feito e jamais abrir novos caminhos. Se ele for difícil ou intransponível, usar guincho ou cinta de reboque. Se vc não é capaz de transpô-lo, volte... Ao criar um "atalho" criamos também novas erosões, o que vai deteriorando a trilha cada vez mais e a natureza em torno dela.

DICAS DE SEGURANÇA

Muitas vezes descuidamos de procedimentos minimos de segurança na trilha, e expomos a nós, nossos familiares e amigos, à sérios acidentes com consequencias muitas vezes gravissimas. Toda atenção é necessária :

1. Jamais utilize o cabo do guincho para função de reboque. Use sempre uma cinta para esta função. Em caso de emergência, faça um laço com o cabo do guincho no parachoque, evitando assim que o sistema mecanico do guincho seja forçado.

2. Evite emendar cintas utilizando-se anilhas. Caso algumas das cintas arrebente, a anilha pode se tornar uma verdadeira bala de canhão, e ferir sériamente uma pessoa.

3. Cuidado nas erosões. Se tiver passageiros, desça-os ! Peça ajuda de alguém para orientar durante a transposição e evitar os dissabores de um tombamento.

4. Muita atenção com ribanceiras e descidas ingremes. O simples fato de não existir uma barreira fisica entre o seu caminho e a ribanceira já coloca sua vida em risco ! As vezes a mata fechada esconde perigosos abismos, e todo cuidado é pouco !

5. Use sempre velocidade reduzida, principalmente nos deslocamentos de terra. Um jipe não é um carro de rally, e mesmo que fosse, o caminho à sua frente está cheio de surpresas... e de PESSOAS ! Respeite e seja prudente.

6. Ao utilizar o guincho, mantenha todo mundo AFASTADO da linha do cabo e de trás dos jipes... se algo der errado e o cabo arrebentar, as pessoas precisam estar afastadas, inclusive vc e seu amigo atolado devem estar dentro do carro, protegidos pela porta ou fora da linha do cabo do guincho...

7. Evite trafegar com chuva por estradas enlameadas de regiões montanhosas e ingremes... muitos acidentes acontecem quando o jipe escorrega ladeira abaixo. Não vale a pena correr o risco só porque está tudo enlameado e vc se acha invencivel com seu jipão de pneus lameiros... a sua familia e seus amigos não merecem serem vitimas de uma fatalidade por causa da sua imprudencia !

Abraços com as trilhas preservadas, atoleiros divertidos e peripécias seguras... a natureza agradece, e as crianças também !