Urubici, São Jose dos Ausentes e Bento Gonçalves
Em Julho de 2002, de São Paulo a Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Relato : Anderson Cunha
Fotos : Eda Cunha

Estamos com o pé na estrada, rumo ao Sul. Após a inesquecível descoberta de São Jose dos Ausentes no inicio do ano, desta vez pretendo voltar à região para curtir o inverno, e também para seguir adiante e encontrar-se nos caminhos de Bento Gonçalves.

Tenho a companhia de 3 casais e seus veículos : um Toyota Bandeirante, um Engesa e uma L200. Eles vão nos acompanhar até São Jose dos Ausentes, quando devo seguir viagem sozinho, com nossa S10 Diesel cabine dupla 4x4...

Fazemos o trecho entre São Paulo e Laguna em 12 horas, e pernoitamos na cidade para continuar viagem no dia seguinte, e curtir a subida da serra com a luz do dia. Em Laguna está bastante frio, e ficamos imaginando como estará no alto da serra.

Nosso caminho de Laguna segue rumo à Serra do Corvo Branco, de onde pretendemos alcançar Urubici. No caminho da serra, a paisagem começa a se transformar, e rapidamente estamos em meio às pastagens e fazendas do interior de Santa Catarina.

Ao fundo, a paisagem começa a se transformar, e logo avistamos o espinhaço da Serra do Corvo Branco, que demarca o inicio dos Canyons da região, sendo que o mais conhecido fica na divisa de SC e RS, o Itaimbezinho.

O dia está belissimo, e pretendemos subir no Campo dos Padres, um mirante no alto da serra de onde é possivel até avistar-se o litoral.

A Serra do Corvo Branco já foi um trecho dificil a ser percorrido, mas hoje temos uma boa manutenção do trecho de serra, e no trecho mais critico no final da subida temos um asfalto precário, mas suficiente para permitir a passagem de qualquer veiculo (menos caminhões!).

No alto da serra, após o portal de pedra, temos uma pequena descida e recomeça a estrada de terra rumo a Urubici. Depois de uns 2km, seguimos à direita rumo ao Campo dos Padres, e o acesso vai margeando um belíssimo rio por entre as pedras e Araucárias...

O visual do Campo dos Padres é inesquecível ! Devido ao vento frio, é dificil sorrir para as fotos ! Mas todos estão muito animados com o dia ensolarado e o visual incrível deste local ! Para chegar aqui, percorremos uma pequena trilha de baixa dificuldade, mas que com chuva pode causar alguns transtornos aos menos avisados.

No dia seguinte, vamos direto para o Morro da Igreja, ponto mais conhecido da região de Urubici. O acesso é pelo asfalto, e no caminho observamos que houve geada durante a noite e as encostas dos morros ainda estão cobertas de uma fina camada de gelo ! Brrrrrr !!!!

O Morro da Igreja também é conhecido pela Pedra Furada, que pode ser observada na pedra abaixo, no lado esquerdo da foto. O visual também é incrivel, e mais uma vez o tempo ajudou e temos um dia ensolarado e céu azul ! O frio é intenso, e quase não suportamos ficar na beira do mirante...

No caminho para o Morro da Igreja, passamos pela entrada da Cachoeira Véu da Noiva. Durante as noites mais frias do inverno, ela chega a congelar completamente, mas no dia de hoje a água corre lentamente, formando um belissimo véu branco e justificando o seu nome.

No dia seguinte, pegamos novamente a estrada rumo a São Jose dos Ausentes. Nosso caminho passa por São Joaquim, onde almoçamos, e depois seguimos por estradas de terra rumo a região de Silveiras... no caminho, cruzamos o Rio Pelotas...

Chegamos à Fazenda Montenegro já anoitecendo, bem na hora de aproveitar a lareira e se esconder do forte frio que vai caindo durante a noite. Somos recebidos pelo Seu Domingos com um mate quente, e a janta já vai ser servida ! Oba !

Após uma bela noite de sono, acordamos cedo para o café. O planejamento do dia inclui uma cavalgada até o Canion Montenegro, onde também se localiza o Pico Montenegro, ponto mais alto do Rio Grande do Sul. O café da manhã da fazenda é delicioso, e fica impossivel não ganhar uns quilinhos a mais com esta dieta de engorda.... O fogão, além de preparar a comida, também serve para nos aquecer, e todos ficam rodeando a cozinha he he...

Nossa cavalgada é orientada pelo Francisco, um dos filhos do Seu Domingos. Gaucho tipico e laçador das provas de rodeio da região, o Chiquinho é também muito ligado às tarefas externas da fazenda, em particular no trato dos animais. No caminho, vamos perguntando sobre as histórias de rodeio...

A Bebel-de-8-anos adora andar a cavalo, e escolheu um excelente cavalo crioulo de nome "Macaquinho" para o passeio ! Sendo assim, temos um belo par de macaquinhos fazendo peripécias he he...

Os campos de cima da serra são maravilhosos e extensos. A vista alcança longe, e nos enche de alegria e paz ao percorrer estas planicies a cavalo, como é feito a dezenas de anos ! Fico imaginando como era (e ainda é) dura a vida neste local esquecido pelo homem mas abençoado por Deus !

Chegamos ao Canyon Montenegro, onde é possivel caminhar na borda desta interessante formação geológica. O vento é forte, e ninguém tem coragem de se aproximar muito, pois a altura minima aqui é de uns 300 metros !

Um dos lados do Canyon Montenegro forma uma figura, conhecida como "A Face do Bugio"... a foto abaixo mostra a figura, e podemos distinguir facilmente os olhos, o nariz e a boca do Bugio ! Fantástico !

O vento frio é cortante !

Em seguida, vamos caminhando subir o Pico do Montenegro. A caminhada é fácil, e vamos por entre a mata nativa, que já teve que ser restaurada após muitos anos de extração de madeira... do alto, temos uma visão ainda mais privilegiada do Canyon Montenegro...

No caminho de volta, somos presenteados com outra surpresa ! Acaba de nascer um bezerro em pleno pasto, e passamos ao lado da vaca e seu rescém-nascido, minutos depois do parto !

No dia seguinte, vamos visitar o Desnivel de Rios, interessante formação geológica da região. São dois rios, o Silveiras e outro rio que não encontrei o nome, que nunca se cruzam, mas que passam a poucos metros um do outro, e em níveis diferentes... veja na foto abaixo !

São os caprichos da natureza não ? Não parece, mas são dois rios diferentes e que nunca se encontram... Na volta, uma pequena parada para um cafézinho na Fazenda Potreirinhos, onde o Thiago nos presentea com um show particular de sua gaita de botão ! O menino é campeão dos concursos da região...

A Fazenda Potreirinhos também é uma tipica casa de fazenda gaucha, e tudo é cuidado e decorado nos menores detalhes. Repare na foto acima os detalhes da sala de estar...

De volta à Fazenda Montenegro, literalmente nos entregamos ao prazer da gula, pois o jantar feito no fogão de lenha está uma delicia ! Durante a noite, cai uma grande tempestade nas proximidades, e ao invés de dormir preferimos ficar na janela vendo os raios e trovões no horizonte...

No dia seguinte, pegamos novamente a estrada rumo ao Sul... mas antes, uma foto com a Familia Pereira !