Curso DPaschoal com João Roberto
Em Março de 2002, São Paulo - SP

Relato : Anderson Cunha
Fotos : Eda Cunha

Nosso Defender tinha acabado de chegar na garagem, e ainda estavamos apreensivos sobre suas capacidades. Acostumados com o pouco peso e bom desempenho do Vitara, não sabiamos exatamente como o Komodo iria se comportar na sua primeira experiência offroad.

O  parâmetro de comparação era bem baixo : anteriormente ao Defender, tinhamos uma S10 Diesel cabine dupla 4x4, que nos foi muito prestativa nas viagens que fizemos e deixou grandes lembranças, mas que porém não tinha definitivamente nenhuma vocação offroad e por isso mesmo ganhou um novo lar para que pudessemos então optar por um veiculo mais adequado às nossas aventuras atuais e futuras.

Já tinhamos feito o curso do João Roberto, também proprietário de um Defender 110 equipado com pneus 33", e conseguimos uma vaga na parte prática feita no domingo, para que o Komodo pudesse finalmente ser colocado à prova, mesmo que ainda equipado com pneus de rua originais. Alias, não deixe visitar o site do João Roberto em Tecnica 4x4, onde vc também pode obter informações sobre o Curso DPaschoal.

A parte prática do curso começa com uma subida em erosão, onde a escolha do caminho é determinante. Estamos no meio do grupo, e vários carros vão subindo na nossa frente, sendo que alguns enroscam no meio e têm que manobrar para poder sair do enrosco. O divertido é que não é preciso guincho, apenas uma boa técnica na direção e obviamente um pouco de sorte he he...

Na vez do Komodo, consigo escolher um bom roteiro, fugindo de um degrau onde todos estavam enroscando. O tamanho do carro me assusta um pouco, pois como disse eu estou acostumado com o pequeno Vitara, mas logo começo a perceber as possibilidades de articulação da suspensão e a boa potência do motor diesel...

Os pneus originais de uso mixto têm um desempenho interessante nesta subida. Eu imaginava que escorregariam muito mais, e para minha surpresa eles levam o carro ao topo sem problemas. Na foto acima é possivel observar a "casquinha" que eles passaram de cair na erosão...

O João Roberto também sobe a erosão sem tomar connhecimento dos buracos e da falta de tração. É nitida a superioridade dos pneus 33" MUD que ele está utilizando. O grupo se junta e seguimos adiante para a próxima etapa do "vestibular do barro" he he...

Nada como obter conselhos ao pé do ouvido he he... "Mestre" João Roberto nos dá as dicas para o obstáculo a seguir, um atoleiro mais profundo onde o carro normalmente perde tração ao tocar o diferencial no facão que a lama esconde. O "Marechal" como é chamdo o Defender do João é posicionado estratégicamente para retirar os atolados...

Para minha total surpresa, o Komodo vence o atoleiro e passa para o outro lado, onde mais lama me aguarda... devido ao longo entre-eixos, sou obrigado a manobrar para fazer a curva e terminar de sair do enrosco... uso com mais vontade a potência do motor, que não me decepciona...

Consigo também efetuar a manobra, e agora é só acelerar com vontade e correr para o abraço ! he he... A cada acelerada vou ficando mais confiante das capacidades do nosso novo jipe de viagens e explorações offroad ! Perfeito !

Nem todos conseguem passar ilesos pelo atoleiro, e graças a isto o João Roberto tem a oportunidade de demonstrar aos participantes do curso as técnicas de utilização do guincho e da cinta de reboque ! Neste momento, não importa quem passou e quem não passou, mas sim a oportunidade de colocar em prática os aprendizados de resgate no offroad, afinal este é um esporte coletivo !

Mais adiante, temos a passagem do rio... neste trecho, há uma passagem de um riacho bem no meio da trilha, e com as chuvas forma-se um grande alagado, que muitas vezes chega a quase 1 metro... todos os carros conseguem passar, mas um colega de 110 Vinho acaba se enroscando na saida do rio, ao escolher um caminho ruim... vamos novamente praticar as técnicas de resgate !

Como o Komodo vem logo a seguir, faço as honras da casa. Antes disso, o pessoal tentou puxar o Defender para frente, utilizando um... Samurai ! he he... o Samuraizinho esperneou mas não mexeu o Land Rover nem mesmo 1 centimetro ! he he... Diz o ditado "Cachorro grande só deve brincar com cachorro grande " he he... todos se divertem com a situação...

Mais adiante temos a ultima dificuldade do curso prático... é uma subida no meio dos pinheiros, e o facão que se formou no atoleiro dá um certo trabalho para os carros com pouco vão livre. Os pneus originais do Defender são praticamente 32" de diametro, e cumprem bem a função de manter o diferencial afastado do facão, permitindo que eu transponha o atoleiro mesmo sem pneus MUD...

Mas temos no grupo uma Ranger 4x4 cabine dupla, que com pneus originais menores que 30" acaba agarrando com vontade no facão. Me lembro que passei dificuldade semelhante quando fiz o curso com minha S10, e novamente estou na sequência para efetuar o resgate. Inicialmente puxamos para trás, e deixamos a Ranger tentar novamente, mas após algumas tentativas concluimos que não será possivel à Ranger vencer este obstaculo, e optamos por fazer um "trenzinho" com um CJ e um Troller puxando a Ranger para frente... funcionou !

Neste momento, temos a oportunidade de colocar em prática uma ancoragem dupla, ou seja, 3 carros e 2 ancoragens, para movimentar a Ranger adiante. Neste momento é importante escolher bons pontos de ancoragem (locais resistentes) e jamais utilizar emendas na cinta, principalmente usando-se as anilhas (ou manilhas) !

Terminamos o curso muito felizes com a experiência, e eu particularmente estou surpreso com o desempenho do Komodo.

Agradecimentos especiais ao instrutor, João Roberto Gaiotto !

Abraços
Anderson Cunha