Monte Verde via Jurassic Park !
Em Janeiro de 2004, São Paulo - SP

Relato : Anderson Cunha
Fotos : Anderson / Eda Cunha

No final de Janeiro, com as praias lotadas e as estradas congestionadas, nada como pegar o jipe e se mandar para a montanha... e obviamente o jipe é o caminho mais longo entre São Paulo e Monte Verde, portanto temos diversão à vista ! Reunidos os amigos, seguimos em comboio pela Serra da Cantareira, a partir de Mairiporã...

No caminho, após semanas de chuvas intermitentes, algumas diversões para familia nenhuma reclamar... erosões, pequenos atoleiros, e um cheiro de eucalipto e natureza capaz de purificar até a alma dos amantes da aventura...

Em alguns trechos, é bom seguir com cuidado... há madeiras no fundo dos alagados que podem danificar os veiculos... então seguimos com cautela, aproveitando para tirar algumas fotos e curtir a paisagem... nosso destino é a Pedra do Coração, na cidade de Bom Jesus dos Perdões...

Quase não temos espaço suficiente para todos, afinal ninguém quer ficar de fora da foto oficial he he... o dia está ensolarado, então decidimos mudar o local do piquenique para uma pequena cachoeira no pé do morro... vamos em frente !

A Pedra do Coração tem esse nome devido ao seu formato, que pode ser visto de longe encravada na montanha... caprichos da natureza...

O comboio para e uma grande confraternização surpreende a todos... todos vieram preparados para um piquenique, então juntamos tudo e realizamos um megaevento em plena trilha ! Eduardo "Miserento" e Marina surpreendem a todos com o serviço "5 Estrelhas" do Buffet Miserento !!! he he... o legal é que até os lanchinhos vêm falando pelos cotovelos ! ha ha...

Na programação seguimos pela Trilha da Aranha, margeando a represa de Nazaré Paulista... apesar de toda a chuva, o caminho está seco e assim todos conseguem aproveitar o belissimo visual da represa...

O céu começa a ficar escuro, anunciando chuva, para alegria dos jipeiros... após uma rápida parada no "engordador" da represa, logo adiante a trilha se fecha...

Nos sentimos no meio da floresta amazonica, e alguns galhos impedem o comboio de seguir... facão e machado na mão !

Com o caminho desimpedido, ficamos já "quentes" pra enfrentar as temidas árvores do Jurassic Park, nossa trilha final antes de chegar a Monte Verde... mas no caminho, cruzamos com uma familia de moradores locais em sérias dificuldades... o casal têm um bebê de colo, e o Gol não consegue subir uma pequena ladeira enlameada... hora do resgate !

Um dos grandes prazeres de ser jipeiro é ajudar ao próximo esperando apenas um sorriso em troca... a familia se sente aliviada com nossa presença, e preferimos utilizar o guinho para subir o Gol sem trancos nem risco aos ocupantes... em poucos minutos a familia segue sua curta viagem, já que eles moram nas proximidades.. êita vida dura desse pessoal né ?

Para os jipes, a pequena subida é motivo de diversão geral... algumas viaturas no comboio não têm pneus lameiros, aumentando ainda mais a expectativa de uma atolada... mas ninguém "agarra" e seguimos adiante, pois nosso cronograma está atrasado para as surpresas do Jurassic...

Já são 8 horas da noite quando passamos a ponte de acesso ao Jurassic Park, uma área de reflorestamento bem proxima a Monte Verde... a ponte foi reformada, e a passagem é feita com tranquilidade, mas é impossivel relaxar com o jipe a 3 metros de altura apoiado apenas em troncos, estilo pontes do Camel Trophy...

Apenas 3 carros passam a ponte, quando decidimos enviar 2 carros na frente para fazer um reconhecimento do terreno... a Def90 do Biagio e a Lady Disco da Erô recebem esta "dificil" missão e todos ficam monitorando no rádio os acontecimentos.... o breu da noite é total, e não dá pra enxergar nem onde se pisa...

A brigada de reconhecimento avisa pelo rádio "Galera, já era !!! Tem várias arvores por aqui, o tamanho é colossal !"... como são 9 horas da noite, e temos uma sopa quente nos aguardando na Pousada, decidimos cancelar a parte mais "divertida" e seguir por outra estrada, desimpedida e sem maiores surpresas... que pena ! Em outras visitas, já cortamos muitas arvores caidas no local, mas relatos da Familia Pieroni, que estiveram no local a algumas semanas, dão conta que existem pelo menos 7 arvores realmente grandes à nossa frente... ou mais !

Chegamos em Monte Verde onde a sopa quente aquece a alma de todos os aventureiros, e um belissimo luar nos faz lembrar que o sono alimenta o tempo acordado, sábias palavras do Beto Guedes... vamos dormir, sonhando com as arvores do Jurassic...

No dia seguinte, as meninas aproveitam o dia para "vitrinar" na rua principal da Vila de Monte Verde... o almoço reune a todos para as ultimas mentiras do dia...infelizmente chegou a hora de ir embora, mas o grupo está animado para retornar em breve e vencer definitivamente as arvores jurassicas...quem viver, verá !