Brotas
Na Pascoa, Abril de 2004, SP

Relato e fotos : Anderson Cunha

No feriado de Pascoa fomos convidados pelo Marcelo Fuzinato (www.gaiaexpedicoes.com) para um encontro de amigos da Gaia Expedições, na cidade de Brotas, SP. Com a confirmação de vários Toyoteiros (www.toyoteiros.com.br) ficou evidente que não poderiamos perder mais esta aventura ! Além disso, o Marcelo nos deu todas as dicas para um belissimo feriadão em Brotas, então foi só seguir as dicas e colocar o pé na estrada...

Saimos de Sampa na quinta à noite, e depois de nos livrar do transito lento da Marginal Pinheiros, 3 horas depois estavamos em Brotas, curtindo uma Bohemia gelada antes de chegar à pousada... alias, que pousada ! A www.primaveradaserra.com.br não poderia ser mais perfeita, mas somente no dia seguinte nos damos conta deste pedaço de paraiso onde chegamos...

A pousada é uma fazenda de 1908 que foi completamete restaurada, mantendo-se as caracteristicas originais das contruções... os quartos são um luxo só, e foram construidos nas antigas casas dos colonos que trabalhavam na fazenda durante o ciclo do café.... A fazenda também dispõe de uma infraestrutura de lazer completissima para as crianças, e tem até monitores para entreter a criançada durante o dia enquanto os pais... bom no nosso caso, enquanto os pais vão chafurdar na trilha ! he he...

O Marcelo convidou todo mundo para uma trilha mais "interessante", e após o grupo se reunir na igrejinha rumo à Patrimonio, em poucos minutos estavamos cercados de mata atlantica... a trilha começa com uma erosão simples, mas suficiente para dar uma boa emoção...

Foto de Marcelo Fuzinato

Na sequencia da erosão, um riacho... o fundo estava macio, e todo mundo ficou no "quase" para atolar... mas todos passam, e a expectativa vai aumentando... e o mato, fechando... alguns metros adiante o Fuzinato vai na frente a pé, cortando o mato com o facão, e criando espaço suficiente para passar um jipe... quer dizer, isso se ele tiver no maximo 1,5m de altura he he he... sorry Fuzzi ! O grupo aproveita as paradas para curtir um bom bate papo, e ninguém percebe que lá na frente está faltando "mateiro"...

Chegamos a uma fazenda abandonada a pelo menos 60 anos... a construção ainda resiste à invasão do mato, mas as madeiras que formavam o piso já se foram a muito tempo... é possivel ver no meio da mata diversos elementos desta fazenda : senzala, roda d´agua, etc... interessantissimo ! Voltamos aos jipes porque a emoção ainda não acabou...

Foto Evandro Carobrezzi

Logo adiante, uma nova erosão, desta vez atravessando transversalmente a trilha... o Ney entra meio de lado, e acaba mostrando as partes intimas da sua Toy... ufa ! foi peixe e cerveja saindo pela janela, e jipeiro correndo pra pegar cinta de reboque... alguns minutos depois, tudo está de volta ao plano horizontal novamente...

Como eu estou aproveitando o feriado para descansar, faço questão que a dona patroa Eda diriga o Komodo na trilha... e não é que ela manda bem mesmo ? Apesar da pouca pratica com o jurassico jipe, a erosão é vencida como se não houvesse perigo ali... veja o video...

Clique na imagem acima para ver o video da Eda
(1,6mb windows media player)

Mais adiante, o mato vai fechando novamente... hora de aguardar os mateiros abrirem caminho no facão, enquanto uma bohemia gelada acompanha o papo... apreciamos o visual, afinal estamos subindo uma serra...

A trilha está chegando no fim, e temos uma ponte em mau estado para cruzar... todos preferem passar ao lado de um lago, mas obviamente ninguém foi ver se a ponte estava mesmo ruim... eita desculpa esfarrapada só pra atolar o jipe né ? O CV exagera um pouco, e a Atolada passa a ser Naufragada...

Após um rapido resgate do Marco, que estava estreando seu guincho, o grupo segue rumo ao final da trilha... o dia esta belissimo, e nossa vontade é voltar pelo mesmo caminho he he... mas amanhã tem mais !!!

Nós voltamos à pousada para curtir um belissimo pôr do sol, e ver que a Bebel passou o dia inteiro brincando e participando das atividades da pousada...

A fazenda fica ainda mais bela durante a noite, e o jantar não deixa por menos... comida mineira no fogão de lenha, doces caseiros para sobremesa...

Após o jantar, aproveitamos para brincar na mesa de sinuca enquanto fazemos planos para o dia seguinte...

Nosso plano é experimentar as atrações do Verticalia, um parque de arvorismo já bastante conhecido pelos aventureiros que vão à Brotas..

No caminho, aproveitamos o dia para algumas fotos... o local é belissimo, e fazemos planos de retornar para fazer um passeio de Mountain Bike, outra atividade muito interessante para a região...

Apesar da proximidade com Sao Paulo, a região ainda mantém alguns costumes antigos, como esta bomba d´agua acionada com a própria força da roda d´agua...

No roteiro Verticalia, a Bebel segue primeiro, pois existe um roteiro apenas para crianças... este percurso é mais light, e não oferece grandes sustos... para os pais ! he he... ela se diverte bastante, mas fica de olho na atração dos "grandões"...

Mas o percurso dos adultos é bem mais complicado... a Eda não tem problemas, e segue pendurada pelos cabos de aço, a mais de 20 metros de altura do chão..

E quanto a mim ? Bom, digamos que o meu negócio é 2 rodas... esse lance de ficar pendurado em cima de cordas e cabos de aço realmente não faz meu genero... ha ha ha...

Retornamos à Fazenda, onde nos encontramos novamente com o grupo da Gaia Expedições... no roteiro, uma trlha "indoor" e uma pista offroad... isso mesmo ! A Fazenda possui uma trilha particular no meio das arvores, com várias dificuldades no caminho, mas como o tempo está seco o grupo completa a trilha sem maiores problemas... se estivesse molhado, seria uma trilha para pelo menos 4 horas de "diversão"... logo no inicio, uma travessia de alagado onde somente os "snorkados" podem seguir adiante...

Logo depois da trilha, foi construida uma pista offroad com vários obstaculos, entre eles um poço de lama e também várias rampas para testar os limites laterais e frontais dos jipes... sensacional ! Ninguém termina o dia com o jipe limpo... lama neles !

Foto de Ney Sassaki

Curtimos um final de tarde belissimo, com nossos amigos toyoteiros fazendo estripulias nas rampas da pista offroad... o dia vai embora, e durante o jantar ainda temos um show de MPB no restaurante da fazenda, com muito Djavan no cardápio musical...

Aproveitamos o ultimo dia do feriado para conhecer a "Areia que Canta", uma nascente onde a areia canta quando friccionada com as mãos... infelizmente podemos ficar apenas alguns minutos na água, mas é totalmente compreensivel pois temos o privilegio de curtir um local como esse perservado em sua plenitude ! Parabens ao ecoturismo auto-sustentável...

Infelizmente o feriadão chegou ao fim, e está na hora de voltar para São Paulo... na mala trazemos inesqueciveis recordações, muitas fotos e a certeza de que Brotas fará parte do nosso roteiro de viagem por muito tempo ainda, pois a região tem muitos atrativos a serem explorados...

Agradecimentos especiais ao Marcelo Fuzinato, que a  todo momento nos orientou sobre as atrações locais, e nos conduziu a uma belissima trilha na região !