Intercity Rolandia - Cambé
Em Janeiro de 2004, Região de Londrina - PR

Relato e fotos : Anderson Cunha

Na ultima hora, resolvemos passar o ano novo em Rolandia, no Paraná, cidade onde nasci e onde ainda tenho alguns parentes. Colonização alemã de economia agrária, e berço da técnica "Plantio Direto", a região tem clima agradável e aproveitando a viagem pensei em realizar um passeio de mountain bike. No dia 01/Jan, ainda sob o efeito da ressaca do ano novo, saimos de jipe para explorar os caminhos por entre as fazendas e poucos resquicios de mata atlântica, e foi muito divertido... mas de bike tudo muda ! he he...

Saimos da casa do meu primo, que fica proximo à ferrovia. Neste trecho, pedalamos algum tempo por entre as pedras que fazem a "cama" dos dormentes, e fica sempre uma certa tensão : "Será que ouvi o trem ?"...

O dia está belissimo, com céu azul e sol quente... no caminho, vou procurando novas perspectivas para testar a recém-chegada camera digital Nikon 5400 ! Que Papai-Noel bonzinho esse não ? A maquina é um cubo-mágico... cheia de funções e recursos, e estou meio perdido ainda...

Me acompanharam no pedal a minha esposa Eda e a filha dela, Catarina, que ainda não havia pedalado conosco e não sabia a robada em que estava se metendo hi hi...

No dia anterior, consegui um ótimo close de um trem de carga. Confesso que as pernas tremeram quando o trem foi chegando perto, apitando alto e rugindo com seus 80 vagões de carga... emocionante !

Nosso passeio segue por entre um bosque que margeia a ferrovia, e vamos curtindo o clima fresco da manhã. Pelas cores do céu, desconfio que o dia será quente e que vamos sofrer um pouco nas subidas que ainda temos pela frente. O roteiro é de 50km, e apesar da região ser basicamente plana, existem muuuitas subidas... oba !

Rapidamente deixamos a cidade para trás... logo a frente temos uma plantação de soja, que se perde de vista ! O contraste com o céu azul nos enche de alegria, e vem aquela sensação de liberdade que só um bom passeio de mountain bike pode oferecer ! Vivaaaa !!!

A estrada que seguimos nos leva a uma vila rural nas proximidades, mas não há nenhum movimento de veiculos. Desta forma, podemos curtir com tranquilidade o silêncio da natureza e o canto de inúmeros passaros... alias, ao passar próximo das plantações, muitos deles se assustam e saem voando, provocando algumas "revoadas" inesperadas...

Para confirmar se vc está ou não em uma vila, basta procurar uma igreja. Se encontrar, não há duvida ! he he... Esta igreja fica bem no meio das plantações de café e soja da região, e há poucas casas ao redor... interessante é observar o capricho com que tudo é conservado por aqui...

Mas nosso roteiro promete muito mais ! Seguimos por entre os campos de soja, e agora temos também milho... uma longa descida nos permite refrescar e curtir a paisagem, e podemos já observar Rolandia no horizonte proximo...

Mas o nosso esporte chama-se MOUNTAIN bike, então vamos procurar montanhas, mesmo que pequenas... desviamos o roteiro para uma longa subida, agora por uma estrada utilizada apenas pelos trabalhadores das fazendas... o sol vai aquecendo cada vez mais, e a subida é conquistada com cautela, pois ainda vem muito morro pela frente...

No topo da subida, um campo de soja que parece interminável... vou pedalando tranquilamente quando me deparo com esta gigantesca arvore ! Fico esperando as meninas chegarem para poder tirar uma  foto com alguma noção de proporção... veja só o tamanho !

Seguimos adiante cantarolando uma musica do Arnaldo Antunes "As arvores são fáceis de achar... Ficam plantadas no chão... São maiores mas... ocupam menos espaço... Crescem pra cima como as pessoas... mas não são soltas no espaço... Arvore da vida... Arvore Querida ... Perdão pelo coração que eu desenhei em você... com o nome do meu amor !!!!" he he...

A Eda não se aguenta de tanta alegria... veja o sorriso da criança he he... "Gente, quanta energia !!!"

Mais à frente seguimos por uma trilha completamente abandonada... não há sinais de uso deste caminho, então está do jeito que a gente gosta... depois de atravessar um riacho por uma pontezinha abandonada, vamos subindo ! subindo ! pela frente, temos um maravilhoso single track beirando a soja... a subida vai ficando técnica e mais dificil... a Catarina acho que está ficando cansada he he...

Nosso caminho termina num asfalto antigo, quase gasto pelo tempo... mais uma subida longa, porém fácil de vencer... somente o calor agora nos incomoda, mas é só olhar para os lados para esquecer as dificuldades...

Uma pequena parada na cidade de Cambé para nos abastecer de agua e energia... como é bom poder comer um sorvete sem dor na consciência he he... muita agua, carboidratos, e vamos adiante que tem mais !

Cambé está muito diferente de alguns anos atrás, e praticamente já faz parte de Londrina... mas ainda mantém o charme de vila rural...

Agora mudamos de lado em relação à rodovia que liga Londrina-Cambe-Rolandia... passamos por um trecho de asfalto, mas felizmente sem nenhum movimento de carros... somente o vento nos acompanha...

Como a região é muito cultivada, é mais comum encontrar um trator do que um carro. Vejam esse dai que interessante... acho que está carregando um equipamento para espalhar os defensivos agricolas...

Já passa do meio dia, e agora a fome começa a apertar... estamos chegando, e avistamos Rolandia novamente à nossa frente. O caminho segue pelas plantações de soja, agora vamos descendo... prenuncio de que a chegada em Rolandia vai ser "morro acima"...

Uma pequena parada para descansar e hidratar... avisto uma placa próxima indicando Rolandia, e já começamos a ficar com saudades da região rural... mas como o dia está quente, ninguém pensa em pedalar mais... he he...

Mais uma sequência de subidas e em poucos minutos estamos novamente beirando a linha do trem, rumo à casa do meu primo Toninho... ao passar pelo centro da cidade, viramos atração turistica... de onde vieram esses astronautas ?? Olha, aquela "bicicreta tem o garfo de um dente só !!!"

Tchau Rolandia ! Tchau Cambé !